Petrobras . Agência Petrobras

Projeto Rios Voadores capacita professores do Amazonas

Publicado em: 28/05/2015 16:25:13

Patrocinada pela Petrobras, iniciativa promoverá oficinas sobre a Floresta Amazônica e a influência dela na geração de chuvas no Brasil

O projeto Rios Voadores, patrocinado pela Petrobras por intermédio do Programa Petrobras Socioambiental, capacitou professores da rede pública de ensino do Amazonas para que entendam a relação do deslocamento de massas de vapor d'água amazônico com a ocorrência de chuvas em outras regiões brasileiras. Os primeiros encontros ocorreram nos dias 13 e 14 de maio, em Manaus. Nas cidades de Coari, Carauari e Tefé, as aulas acontecerão entre os dias 10 e 15 de junho.

A capacitação dos docentes manauaras foi realizada pelo doutor em oceanografia Caio Augusto Magalhães, no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos, e no auditório CETI Áurea Braga, no bairro Compensa. Sob coordenação do idealizador do projeto Rios Voadores, Gérard Moss, os encontros objetivaram difundir conhecimentos sobre o fenômeno e incentivar a preservação da floresta.

O projeto Rios Voadores integra o Programa Petrobras Socioambiental desde 2007. Suas pesquisas começaram por ocasião de uma expedição aérea comandada por Gérard Moss, a bordo de um monomotor, para estudar como o desmatamento da Floresta Amazônica poderia afetar o clima no Brasil e alterar o ciclo das chuvas no país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. “A floresta tem uma capacidade muito superior à do mar para devolver umidade à atmosfera. Uma árvore pode capturar até mil litros de água por dia. É máquina fantástica de bombeamento hídrico. A derrubada das árvores acarreta menos chuvas”, explicou Moss.

Programa Petrobras Socioambiental

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras investe em projetos de todo o país, com foco nas linhas de atuação Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE