Petrobras . Agência Petrobras

Casal de tubarões ameaçados de extinção reproduz-se em cativeiro no Brasil pela segunda vez

Publicado em: 12/06/2015 17:56:12

Reprodução de tubarões-lixa ocorreu na Bahia, em instalações do projeto Tamar, patrocinado pela Petrobras

Um casal de tubarões-lixa (Ginglymostoma cirratum) mantido no Centro de Visitantes do Projeto Tamar, na Praia do Forte, na Bahia, surpreendeu a comunidade científica da América do Sul por realizar um feito inédito no continente. Os tubarões, ameaçados de extinção e pouco aptos à reprodução fora do habitat natural, procriaram em cativeiro pela segunda vez.

Em junho de 2013, os tubarões reproduziram-se e geraram nove filhotes. Seis sobreviveram e já medem um metro de comprimento. Agora em 2015, dois anos depois da primeira cria, tiveram dois filhotes machos, Noah e Sheik. Os filhotes passam bem e já podem ser observados pelos visitantes.

Até hoje, apenas em aquários de grande porte nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia feito semelhante foi registrado, o que é considerado raríssimo. "A procriação dos animais em cativeiro comprova seu bem-estar, pois somente indivíduos saudáveis e sem stress são capazes de se reproduzir fora de seu habitat", afirma o oceanógrafo Guy Marcovaldi, coordenador do Projeto Tamar.

Informações detalhadas sobre a reprodução dos tubarões-lixa nas instalações do Projeto Tamar serão objeto de um trabalho científico em elaboração para posterior divulgação.

O projeto Tamar faz parte da Rede Biomar, composta também pelos projetos Jubarte, Albatroz, Golfinho Rotador e Coral Vivo, todos patrocinados pela Petrobras, que tem o propósito de consolidar as ações desenvolvidas e fortalecer os resultados dos projetos. A Rede tem como linhas de atuação a ampliação do conhecimento científico sobre as espécies, a promoção da inclusão social das comunidades que vivem nas áreas de atuação dos projetos, o desenvolvimento de ações de educação ambiental e o fortalecimento de políticas públicas.

Programa Petrobras Socioambiental

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras investe em projetos de todo o Brasil com foco nas linhas de atuação Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE