Petrobras . Agência Petrobras

Passarelas confeccionadas pela Petrobras contribuem com a preservação de animais silvestres em Urucu

Publicado em: 19/08/2015 16:23:41

Travessias que ligam fragmentos florestais separados por estradas têm como objetivo evitar atropelamento de animais em áreas com grande fluxo de veículos

Construídas com o objetivo de reduzir os impactos sobre a fauna e conectar fragmentos florestais separados por estradas, as duas passarelas aéreas da Base de Operações Geólogo Pedro de Moura (BGPO), localizadas na planta de exploração e produção de Urucu, da Petrobras, estão contribuindo para redução das mortes de animais silvestres que seguidamente eram alvos de atropelamento. Os equipamentos são utilizados como travessia segura de pequenos animais silvestres, como os macacos conhecidos popularmente como saguis. Instalados numa altura de 5,5 metros, cada equipamento possui, em média, 54 metros de comprimento por 60 centímetros de largura.

“As passarelas foram confeccionadas artesanalmente pelos auxiliares de campo da área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMES), utilizando recursos disponibilizados pela Petrobras em Urucu”, explica o coordenador de Meio Ambiente da área de SMES da companhia, Rogério Airoldi. Os pontos de instalação são os locais que apresentam maior incidência de animais e fluxo intenso de veículos.

Segundo o coordenador, já existe um mapeamento dos locais de maior fluxo de trânsito da fauna, e a empresa concentra esforços na confecção de mais duas passarelas aéreas, previstas para o segundo semestre. “ Nosso objetivo é zerar os acidentes por atropelamento na região”, completa.
As próximas etapas do projeto também incluem armadilhas fotográficas para captura de imagens e estudos para precisar horários de maior utilização das passarelas pelas espécies silvestres. Também está prevista plantação de árvores frutíferas para integrar a dieta dos animais e para simular seu ambiente natural.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE