Petrobras . Agência Petrobras

Projeto Pacto das Águas, apoiado pela Petrobras na Amazônia mato-grossense, é certificado como tecnologia social

Publicado em: 16/09/2015 09:32:52

FOTO ANDRÉ VALENTIM

A certificação deve-se ao trabalho de apoio ao manejo e à comercialização da castanha-do-Brasil desenvolvido por povos indígenas e extrativistas no âmbito do projeto

O trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Pacto das Águas,  de apoio ao manejo e à comercialização da castanha-do-Brasil por povos indígenas e extrativistas de Mato Grosso e Rondônia, foi reconhecido como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil. O projeto, patrocinado pela Petrobras por intermédio do Programa Petrobras Socioambiental, abrange iniciativas de conservação da Amazônia e de manejo sustentável das culturas locais.  Somente nos últimos dois anos, forneceu suporte à produção e à comercialização de 650 toneladas de castanha, assim como à construção e à reforma de 33 barracões com capacidade de armazenagem de 300 toneladas do produto e à instalação de 40 mesas de secagem das castanhas em casca.

Ao todo, a fundação recebeu mais de 850 inscrições, sendo certificadas 154 tecnologias. O estado com maior número de iniciativas certificadas foi São Paulo (36 certificações), seguido por Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com 12 certificações cada um. As tecnologias certificadas passam, agora, a integrar o Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da Fundação Banco do Brasil, o qual já  soma 850 iniciativas.

Sobre o projeto Pacto das Águas

O projeto Pacto das Águas tem como objetivo estimular e consolidar estratégias de desenvolvimento econômico pautadas na manutenção da floresta Amazônica e no respeito à cultura das populações. Com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, atua na região Noroeste de Mato Grosso e no Leste de Rondônia, envolvendo mais de três mil pessoas no apoio ao manejo florestal comunitário das seringueiras e dos castanheiros.

Além de ser considerado uma das mais bem-sucedidas experiências de geração de renda para povos indígenas e extrativistas pautada na conservação da Amazônia, o projeto Pacto das Águas ajuda a garantir a conservação de 1,8 milhão de hectares de Floresta Amazônica, considerando o território indígena em que mantém atuação.

Programa Petrobras Socioambiental

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos, a Petrobras investe em projetos de todo o         Brasil,     com foco nas linhas de atuação Produção Inclusiva e    Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente,     Florestas e     Clima, Educação, Água e Esporte.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE