Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras conclui ciclo de oficinas em Caraguatatuba e São Sebastião

Publicado em: 08/04/2016 16:36:39

 

Atividades do Programa Petrobras Agenda 21 contemplaram 130 moradores de comunidades vizinhas às instalações da companhia na região

A Petrobras encerra nesta sexta-feira (08/04) um ciclo de oficinas em São Sebastião e Caraguatatuba, no litoral norte paulista. Com foco em “Estruturação de Pessoa Jurídica”, a última atividade buscou desenvolver noções básicas dos processos de formalização e gestão da documentação legal de cooperativas e organizações sem fins lucrativos. A iniciativa faz parte do Programa Petrobras Agenda 21 que, desde maio do ano passado, tem promovido oficinas de gestão social em todo o país.

Nesta região, o programa capacitou 130 moradores que receberam, até o momento, 180 horas de treinamento gratuito por meio das oficinas de Produção Textual; Empreendedorismo Social, Cooperativismo e Economia Solidária; Elaboração de Projetos Comunitários; e Estruturação de Pessoa Jurídica. O processo de capacitação prossegue até junho deste ano, e ainda está previsto um curso de comunicação comunitária. Ao todo, entre oficinas e curso, serão 252 horas de capacitação.

Esta segunda fase visa fortalecer e fomentar a autonomia dos fóruns comunitários instaurados na primeira etapa do programa, que contempla comunidades vizinhas às instalações da Petrobras. As atividades têm sido desenvolvidas em 83 cidades de 12 estados do país.

Sobre o programa

O Programa Petrobras Agenda 21 é a primeira experiência com foco em comunidades implementada em larga escala por uma empresa no Brasil e no setor de energia mundial. A iniciativa é um desdobramento da Agenda 21 da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio 92) e sua aplicação ocorre em todo o país onde há unidades da companhia com vistas ao desenvolvimento sustentável dessas regiões.

Na primeira fase houve a sensibilização de lideranças, moradores e poder público. Esses representantes elaboraram um plano de ação participativo a partir da instauração de fóruns das Agendas Comunitárias em cada localidade, cuja finalidade é fomentar o desenvolvimento do protagonismo cidadão. A segunda fase prevê a ampliação da atuação dos fóruns com foco na integração das comunidades, capacitação das lideranças comunitárias e criação de rede de comunicadores comunitários para disseminar conceitos de sustentabilidade, desenvolvimento socioambiental e territorial.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE