Petrobras . Agência Petrobras

Lançada hoje a ampliação de sistemas de segurança na região norte fluminense

Publicado em: 14/04/2016 19:06:42

Fruto de convênio entre Petrobras e prefeituras, o sistema foi ampliado neste semestre com novas câmeras em Rio das Ostras e Carapebus. Em Macaé, está prevista expansão até o fim do ano.

Foi lançada hoje (14/4) a ampliação do Sistema de Videomonitoramento, apresentada a autoridades de segurança e representantes de escolas de Rio das Ostras, no auditório do Parque dos Pássaros. Logo depois, os convidados visitaram a Central de Videomonitoramento, que fica na sede da Secretaria de Segurança Pública. Esta ampliação é fruto de um convênio firmado entre a Petrobras e as prefeituras de Macaé, Carapebus e Rio das Ostras, por meio do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região – Prodesmar. No projeto, as câmeras são instaladas em pontos estratégicos, interligadas a uma sala de controle e agilizam a ação de órgãos públicos de segurança, como polícia e guarda municipal, contribuindo para a redução da violência.

“É uma satisfação para a Petrobras contribuir com ações voltadas para o desenvolvimento das regiões onde atua. Projetos dessa natureza têm um grande potencial de auxiliar a gestão municipal da segurança pública, favorecendo o ambiente de negócios e, principalmente, trazendo benefícios para a sociedade como um todo”, ressalta o gerente de Comunicação da companhia na Bacia de Campos, Vaney Cunha.

Rio das Ostras passou a contar com 30 câmeras que focam as entradas e saídas do município, pela rodovia Amaral Peixoto, além das imediações de escolas públicas. As primeiras 20 câmeras fazem o monitoramento desde 2013. E, em março deste ano, entraram em operação outras 10, instaladas em postes exclusivos, a 12 metros de altura. O sistema foi atualizado para suportar até o dobro das câmeras existentes. Atualmente, ele é operado 24 horas, por 12 guardas municipais que se revezam em turnos, monitorando as imagens das câmeras com joystick. Pelas lentes, eles conseguem flagrar delitos de toda ordem.

Já no município de Carapebus, o sistema funciona sem interrupção desde a segunda quinzena de fevereiro, quando entrou em operação com cinco câmeras de vigilância, operadas por seis guardas municipais, que monitoram os pontos de maior concentração e passagem de pessoas, além de uma das saídas mais acessadas da cidade. Antes das câmeras, o município registrava em torno de 20 assaltos por mês, envolvendo desde roubos de pequenos pertences a automóveis, segundo dados da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito. Com o sistema, a expectativa é reduzir em 80% esse tipo de ocorrência.

Na cidade de Macaé o sistema possui 54 câmeras. Os primeiros equipamentos foram instalados em 2011, na primeira fase do projeto. A previsão é que, até o fim do ano, seja feita a manutenção completa do sistema e a expansão, com mais oito câmeras.

Sobre o sistema - A fim de colaborar com a segurança da população nas ruas, nas escolas, nas residências e no comércio, a Petrobras firmou, em 2014, o convênio Sistema de Videomonitoramento com as três prefeituras da região da Bacia de Campos, por meio do Prodesmar. Além de proporcionar a vigilância eletrônica no perímetro urbano dos municípios, as câmeras permitem ainda o deslocamento dos efetivos de órgãos públicos de segurança para áreas onde as câmeras indicarem ocorrências de violência. Os equipamentos permitem precisão no registro de imagens em 360º e zoom de um quilômetro. Está prevista a interligação dos sistemas dos três municípios à sala de Controle do Batalhão 32º BPM (COBAT/32) e à Sala da Superintendência de Comando e Controle, da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (SESEG).

Sobre o Prodesmar - Iniciado em 2008, o Prodesmar é fruto da articulação entre o governo do Estado do Rio, municípios da região e a Petrobras. O objetivo é contribuir para a sustentabilidade de ações estruturantes para a sociedade, promovendo a melhoria da qualidade de vida da população dos municípios da região da Bacia de Campos.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE