Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras dá início ao Programa Jovem Aprendiz 2016 em Manaus

Publicado em: 25/05/2016 14:44:20

FOTO MARCUS ALMEIDA

Iniciativa já beneficiou mais de 200 adolescentes de 15 a 18 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social

Dezesseis jovens de cinco instituições sociais parceiras da Petrobras se preparam para começar, neste mês de maio, a qualificação profissional do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), na Unidade de Operações de Exploração e Produção da Amazônia (UO-AM), em Manaus. Em sua quinta edição, a iniciativa já atendeu mais de 200 jovens em situação de vulnerabilidade social. O programa acontece a cada dois anos, com seleções para a UO-AM e para a Refinaria de Manaus Isaac Sabbá (Reman). Durante a formação, os aprendizes recebem bolsa auxílio no valor de um salário mínimo, vale transporte e auxílio alimentação, além de férias remuneradas e outros benefícios trabalhistas, como 13º salário e FGTS.

O objetivo do Jovem Aprendiz, segundo Ocleia Gomes, gerente de Recursos Humanos da UO-AM, é promover a inclusão social por meio de qualificação pessoal e profissional. Ao ingressar no programa, eles participam do curso de assistente administrativo coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-AM). “Além das aulas teóricas do curso, os jovens recebem informações básicas sobre responsabilidade social e ambiental, questões de gênero e etnia, direitos humanos, capacitação e desenvolvimento de habilidades específicas. Eles também vivenciam na prática todo o conhecimento adquirido na teoria”, completa.

A seleção, realizada pela instituição social ADCAM, privilegia estudantes na faixa etária de 15 a 18 anos, provenientes da ADCAM e de outras instituições, como a Oficina Escola de Lutheria do Amazonas (Oela), a Aldeias Infantis, a Casa Mamãe Margarida e o Projeto Vira Vida (Senai). “A aprendizagem contribui para a formação profissional desses jovens e aumenta as oportunidades no mercado de trabalho. Além da importância no âmbito social, uma vez que o programa acaba afastando os jovens das ruas e da criminalidade, e vislumbra a construção de um projeto de vida mais produtivo”, pontua.

PPJA na Reman – A edição 2016 do Programa Petrobras Jovem Aprendiz na Refinaria de Manaus terá início no segundo semestre deste ano. Para a unidade, segundo o gerente de RH Francisco Monteiro, serão oferecidas 14 vagas. O processo seletivo da refinaria começará em junho, e os aprendizes iniciam a formação em agosto.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE